Indicadores Abrainc/Fipe Junho 2017

Os Indicadores Abrainc/Fipe do Mercado Imobiliário são desenvolvidos e calculados pela Fipe em parceria com a Abrainc,
com base em informações disponibilizadas pelas incorporadoras associadas. A metodologia completa está disponível em www.fipe.org.br
Análise de junho de 2017
Informe de agosto de 2017
De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc, os resultados consolidados do 2º trimestre de 2017 apontam crescimento de 3,9% nos
lançamentos e de 5,0% nas vendas de imóveis novos, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A recuperação dos indicadores no trimestre
encerrado no mês de junho se dá após os resultados negativos registrados nos três primeiros meses deste ano, entre os quais se destaca a queda no número
de lançamentos (-12,9%) e de unidades vendidas (-3,6%), ambos em relação ao 1º trimestre de 2016.
Na ótica por segmento, os resultados do 2º trimestre reforçam o desempenho distinto dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) em
relação aos empreendimentos residenciais vinculados ao programa MCMV. De um lado, os lançamentos de empreendimentos MAP recuaram 22,6% no
segundo trimestre de 2017, enquanto as vendas do segmento acumularam queda de 15,8%, frente ao mesmo período de 2016. Nos últimos 12 meses, os
lançamentos e vendas de empreendimentos MAP mantêm queda de 15,9% e 19,0%, respectivamente, frente aos 12 meses precedentes.
Seguindo uma trajetória distinta, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 12,3% no 2º semestre de 2017, tendência
acompanhada pelo avanço nas vendas do segmento (+26,6%), em relação ao 2º trimestre de 2016. Os indicadores no período reforçam a avaliação dos
últimos 12 meses, que inclui aumento de 8,5% nos lançamentos e de 24,3% nas vendas do segmento, na comparação com os 12 meses precedentes.
Considerando todos os segmentos, foram registrados 39,8 mil distratos nos últimos 12 meses (17,8 mil somente na primeira metade de 2017), volume que
corresponde a 38,4% das vendas de imóveis no período. Sob a ótica por segmento, a relação entre distratos e vendas de empreendimentos MAP manteve-se
em torno de 49,7% nos últimos 12 meses, enquanto o percentual do segmento MCMV foi de 21,6%, para o mesmo período. Levando-se em conta a safra de
lançamentos mais antiga na série histórica (1º trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP encerrou o primeiro
semestre em 24,7%, patamar que supera em 4,7 pontos percentuais o indicador para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV (20,0%).
Resultados do 2º trimestre indicam recuperação nos lançamentos e vendas, na comparação com 2016
Desempenho positivo foi sustentado pelo programa MCMV. Lançamentos e vendas de médio e alto padrão recuaram no período

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